Persiana e Cortina na Mesma Janela

Geralmente vemos nas residências a utilização somente de cortinas ou então somente persianas. Mas quem disse que não podemos unir as duas juntas e na mesma janela?

A cortina é a peça mais convencional, clássica e básica. Aquece e valoriza o ambiente. Uma opção mais acessível, pra quem busca vestir as janelas com simplicidade.

Já a persiana traz um charme e um toque de modernidade à decoração. É mais prática e eficiente para controlar a luminosidade através de mecanismos e sistemas de abertura diferenciados.

20160413_235322Na foto acima um exemplo lindo de uma sala de estar com persiana de madeira e cortina de tecido fazendo a composição no mesmo tom da fita decorativa da persiana. E abaixo, também uma persiana de madeira aliada com cortina de linho na mesma janela. Ficou muito aconchegante o home theater!

Christian-e-Richard-Schonhofen
casa.com.br

Cada uma possui suas peculiaridades, mas ambas embelezam a casa e protegem o ambiente dos raios solares, dos ruídos externos e até mesmo de poeira. É possível sim combinar os dois tipos e o resultado é incrível! Confira algumas vantagens e muitas idéias para inspiração!

2
Projeto Roberto Migotto (casa.com.br)
7
blog.casashow.com.br

Aliando a funcionalidade da persiana com a beleza da cortina

A persiana tem como principal vantagem filtrar a luz solar, podendo controlar a intensidade através dos movimentos das aletas, giro das lâminas e faixas, dependendo do modelo utilizado. Além disso, elas dão um toque moderno ao ambiente. As cortinas, por sua vez contribuem com a decoração trazendo um aconchego maior. Então por que não tirar vantagens das duas aliando-as na mesma abertura?

juliana pippi4
Projeto arq. Juliana Pippi. (julianapippi.com)
juliana pippi2
Projeto arq. Juliana Pippi. (julianapippi.com)

Como combino as cores? No mesmo padrão ou diferente?

Apesar das inúmeras possibilidades de combinações entre modelos, cores e texturas de cortinas e persianas é preciso ficar atento à composição final. Vale usar tecidos no mesmo tom, ou então ousar com uma tonalidade mais forte e diferente na cortina ou na persiana, desde que haja uma harmonia entre as duas.

1
casa.com.br

Na foto acima um exemplo de cortina combinada com uma persiana rolô no mesmo tom de branco. E na foto de baixo, também a combinação entre cortina, persiana e fita na mesma tonalidade.

3
Pinterest

Já neste exemplo abaixo, podemos observar uma persiana rolô branca e discreta compondo com um xale numa cor mais forte.

6
decorsalteado.com

Da mesma forma, nesta sala de jantar / barzinho podemos observar tonalidades e materiais diferentes na composição entre madeira da persiana com o linho da cortina.

4
Projeto Saviany Monteiro (tempodadelicadeza.com.br)

Composição perfeita para ambientes que precisam do blackout

Tecidos blackout (que bloqueiam a luz solar) são indicados para quartos e salas de tv que precisam de escurecimento em determinados momentos do dia. Mas as cortinas blackout são muito robustas, pesadas e volumosas, tem aparência de plástico e não possuem um bom caimento. Uma ótima solução é apostar na combinação das cortinas tradicionais por cima das persianas rolô blackout, que fazem a função do forro, só que de forma bem mais simples e leve.

13
casa.com.br

A cortina de tecido combinada com a cortina rolô blackout é perfeito para quem precisa da funcionalidade do blackout, ou seja, o escurecimento do ambiente, mas não quer abrir mão da cortina no quarto.

Experimente você também fazer essa composição! Compre sua persiana na Persianet – www.persianet.com.br

 

Autor: gabrieleklassen

Sou arquiteta e urbanista e apaixonada por decoração. Minha realização é ajudar pessoas a decorarem suas janelas e suas casas, transformando-as em lares lindos, confortáveis e aconchegantes.

Um comentário em “Persiana e Cortina na Mesma Janela”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.