Qual é o tamanho certo para cortina e/ou persiana? Como devo medir?

Essa é uma dúvida muito comum que surge na hora de definir a compra da sua cortina e/ou persiana.  Será que dá pra fazer curta ou é melhor até o chão? Quanto que tenho que passar pra cada lado? Acompanhe nesse post as minhas dicas de como medir e acertar no tamanho certo!

Antes de mais nada, é preciso saber qual é o tamanha da janela que você quer instalar a peça, o tipo de cortina escolhida e a forma de instalação desejada.

==> Se você optar pela cortina de atelier, as regras básicas são:

  • De preferência para fazer a cortina até o chão. Fica muito mais bonito e elegante. Somente quando houver um balcão, um móvel ou aparador abaixo da janela é que se faz a cortina curta. (Já para persianas, essa regra não é seguida).
  • Se optar pelo varão, opte em fixá-lo cerca de 15cm acima do acabamento superior da janela.
  • Se for um janelão grande, uma porta-janela ou porta-balcão; ou então uma janela localizada num ambiente pequeno, o ideal é colocar uma cortina que ocupe a parede toda.
9
Por mais que a janela seja pequena, uma cortina longa traz muito mais elegância e sofisticação. Como no exemplo desse projeto. (fonte: www.even.com.br/moratta) 
7
Exemplo de cortina de atelier que ocupou a parede toda, deixando o ambiente mais amplo e mais bonito. (projeto arq. Viviane Loyola)

==> Se você optar por persiana (de tecido – modelo romana, rolô, double vision, shangrilá ou similar) siga as seguintes dicas:

1- Para instalação dentro do vão

Meça a largura interna do vão da janela em 3 partes, em cima (L3), no meio (L2) e embaixo (L1). Pegue a menor medida das 3 opções e desconte -1cm. Anote. Esse valor final é o que deverá ser passado como largura. Para a parede inteira desconte -2cm.

Agora meça a altura interna do vão da janela em 3 partes, esquerda (A1), central (A2) e direita (A3). Pegue a menor medida das 3 opções e desconte -1cm. Anote. Esse valor final é o que deverá ser passado como altura. Para portas e paredes inteiras desconte -2cm.

como medir dentro do vao

Lembrando que conforme o modelo escolhido é preciso ficar atento ao espaço mínimo de profundidade exigido para fazer a fixação. Normalmente, o mínimo é cerca de 9cm.

 

10
Exemplo de cortina rolô instalada dentro do vão. (fonte:Pinterest)

2- Para instalação por fora do vão

Meça a largura da janela e acrescente +30cm (15cm de cada lado). Anote. Esse valor final é o que deverá ser passado como largura.

Agora meça a altura da janela e acrescente +30cm (15cm em cima e 15cm embaixo). Anote. Esse será o valor final da altura. Se for uma porta ou porta-janela acrescentar apenas +15cm (em cima).

como medir fora do vao

Lembrando que se optar por algum modelo blackout, ou seja, se a intenção é evitar ao máximo a entrada de luz, quanto maior for o acréscimo para os lados, menor será a chance de entrada de claridade.

Outro detalhe importante para se observar, é que a largura informada no momento da compra se refere à parte superior da persiana, que é composta pelo tecido + comandos + suportes + bandô. O tecido, na parte inferior é cerca de 3cm menor na medida total da persiana.

Vale ressaltar também, que essa recomendação não é uma regra. Muitas vezes o espaço disponível é menor, e não tem como acrescentar esses 15cm. Então, conforme a situação, é possível também deixar sobrar menos. Porém, normalmente o bandô (aquele acabamento superior que esconde o rolo de tecido) tem 9cm de altura. Então, acima da janela, essa medida é a mínima recomendada para quem optar pelo acabamento com bandô.

4
Exemplo de cortina rolô instalada por fora do vão da janela, ou seja, cobrindo um pouco da parede. (fonte: Casa e Jardim)

==> Se você optar por alguma persiana horizontal (de alumínio, madeira ou pvc) siga as seguintes dicas:

1- Para instalação dentro do vão

Meça a largura interna do vão da janela em 3 partes, em cima (L1), no meio (L2) e embaixo (L3). Pegue a menor medida das 3 opções e desconte -1cm. Anote. Esse valor final é o que deverá ser passado como largura. Para a parede inteira desconte -2cm

Agora meça a altura interna do vão da janela em 3 partes, esquerda (A1), central (A2) e direita (A3). Pegue a menor medida das 3 opções e desconte -1cm. Anote. Esse valor final é o que deverá ser passado como altura. Para portas e paredes inteiras desconte -2cm.

como medir dentro do vao

Lembrando que conforme o modelo escolhido é preciso ficar atento ao espaço mínimo de profundidade exigido para fazer a fixação. Normalmente, o mínimo é cerca de 5cm para as persianas de 25mm ou 7cm para as de 50mm.

12
Exemplo de persiana horizontal de alumínio com instalação embutida dentro do vão. (fonte: www.homedepot.com)

2- Para instalação por fora do vão

Meça a largura da janela e acrescente +20cm (10cm de cada lado). Anote. Esse valor final é o que deverá ser passado como largura.

Agora meça a altura da janela e acrescente +20cm (10cm em cima e 10cm embaixo). Anote. Esse será o valor final da altura. Se for uma porta ou porta-janela acrescentar apenas +10cm (em cima).

como medir dentro do vao 10

Vale ressaltar também, que essa recomendação não é uma regra. Muitas vezes o espaço disponível é menor, e não tem como acrescentar esses 10cm. Então, conforme a situação, é possível também deixar sobrar menos.

11
Exemplo de persiana horizontal com fita decorativa instalada por fora do vão. (fonte: Pinterest)

E aí? Deu pra entender como faz a medição? Para maiores dúvidas, consulte nossos especialistas.

 

Autor: gabrieleklassen

Sou arquiteta e urbanista e apaixonada por decoração. Minha realização é ajudar pessoas a decorarem suas janelas e suas casas, transformando-as em lares lindos, confortáveis e aconchegantes.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.